Juliu Horvath PDF Imprimir Envie este artigo para um amigo

juliu horvath2Juliu Horvath, de origem húngara, nasceu e cresceu na Romênia mas considera-se um “ser universal”. Seu pai, também Juliu, era alfaiate e sua mãe, que completou 90 anos em 2000, é dona de casa. Juliu é o mais novo dos três filhos do casal, e na juventude foi nadador e ginasta, além de praticar outros esportes. Aos dezenove anos interessou-se pela dança clássica e ao vigésimo aniversário já dançava num dos papéis principais da Ópera do Estado Romeno.

Durante uma excursão pela Itália em 1970, desertou e , desligando-se do grupo, permaneceu num acampamento de refugiados políticos por seis meses. Recebeu então asilo político dos Estados Unidos, e foi mandado para Nova York. Lá Juliu teve que fazer o que fosse necessário para sobreviver ­ desde pintar casas, a dançar sobre um carro no Central Park ­ enquanto buscava sua chance em audições e companhias estáveis de dança. Até que, num dado momento, Juliu foi descoberto e contratado por um membro da Ópera de New York City. Dançou em tournées da companhia ao lado de estrelas internacionais como Margot Fonteyn, Jacques d`Amboise e Melissa Hayden.

Mais tarde, Juliu dançou por um tempo como artista convidado no Radio City Music Hall, tendo começado logo depois uma carreira de primeiro bailarino no Houston Ballet. Ainda no Houston Ballet, Juliu rompeu o tendão do calcâneo, e a lesão o obrigou a interromper subitamente a carreira.

Depois da lesão, Juliu começou a praticar yoga intensivamente. Em 1977 mudou-se para St. Thomas, nas Ilhas Vírgens, onde construiu uma casa nas montanhas e mergulhou num profundo estudo e prática do yoga. Durante este período de estudo, descobriu vários mecanismos internos do funcionamento do corpo e desenvolveu um método que ele chamou de “yoga para bailarinos” ­o nível mais avançado do que hoje é conhecido como Gyrokinesis®.

Em 1980, Juliu retornou a Nova York e começou a ensinar seu método no estúdio Steps on Broadway e no Central Park. Quando já tinha um grande número de seguidores fundou o White Cloud Sudio. Mas Juliu ainda sonhava com uma máquina que ajudasse o bailarino a desenvolver-se cada vez mais nas piruetas e giros. Este sonho, aliado à energia criativa de Juliu, o levou ao desenvolvimento do Gyrotonic Expansion System®, os aparelhos que utilizamos hoje.

Pessoas de todas as idades e de todos os estilos de vida vêm se beneficiando deste sistema de equipamentos e sua metodologia. O Gyrotonic Expansion System®‚ ajuda a todos que desejam aumentar sua força, flexibilidade e coordenação, e pode ser encontrado em estúdios de dança e centros esportivos e de reabilitação em todo o mundo.

 

Cadastre seu email e receba novidades

Nome:

Email: